terça-feira, 6 de novembro de 2018

Marino, o biso do Kemuel e do Samuel !!!!

No dia em que minha vó faleceu, eu escrevi um post falando sobre ela (para ler clique aqui) e da sua relação com o Kemuel (na época eu ainda não tinha o Samuel), e no dia 11 de outubro perdemos meu vô, o biso dos meninos, então quero escrever sobre esse guerreiro e o carinho que os meninos tem por ele.

Meus filhos amam muito o biso, e não esqueciam uma só noite de orar por ele, pra Jesus curá-lo (Samuel ainda ora). Alguns dias antes do biso falecer, quando saímos da minha mãe, meu esposo falou "é... o biso está indo, está morrendo", Kemuel estava sentado no banco de trás, entrou em desespero, então meu esposo conversou bastante com ele, acalmou ele, e disse que somos privilegiados, pois o biso chegou aos 90 anos, pode ver seus filhos criados, casados, ver o nascimento dos netos e bisnetos, esse já é um grande presente de Deus, ele foi se acalmando.

Quando Kemuel e Samuel chegavam na casa do biso, já iam no quarto dele, enchiam ele de beijo e conversavam um pouco antes de ir brincar no pátio, sempre amavam estar lá.

Meu vô sempre foi muito amado conosco, desde pequena tenho ótimas recordações dele. Ele sempre foi muito criativo, inventava as coisas, uma vez ele fez uma piscina de tijolos pra nós tomarmos banho, só que só salpicou por dentro, lembro até hoje que tínhamos que brincar cuidando muito pra não se esfolar hehe. Ele pagou as patrolas pra cavarem um laguinho dentro do seu pátio, lá colocou alguns peixes e construiu um barquinho pedalinho que colocou lá, pra falar a verdade sempre tive medo de subir nele, porque o lago era meio fundo hehe, mas achava o máximo suas invenções.

Meu vô era "direto", e quando nervoso então... falava sim o que pensava, as vezes alguém ficava triste com alguma palavra, mas era o jeito dele de ser, de repente o jeito que foi criado, mas não lembro uma só vez dele ter falado algo que me entristecesse. Sua história é bonita, um pouco triste até, sua mãe faleceu no seu nascimento e ele foi criado pelos tios, sempre trabalhando nas lavouras, desde pequeninho, e assim foi crescendo até que conheceu minha vó, casaram e construíram a família que tenho tanto orgulho.

Na igreja, o vô e a vó sempre foram exemplos, eram porteiros e os primeiros a chegarem na igreja, com chuva ou sol, lá estavam eles, sempre muito tementes a Deus, honravam muito o pastor que dirigia sua igreja e sempre muito mão e coração aberto para ajudar. Como sempre lembra meu marido, também foram grandes apoiadores do nosso namoro, hehe, começamos a conversar na casa deles e o vô fazia muito gosto.

Sempre foi ativo, cuidando das suas terrinhas e dos bichos, e nos últimos meses estava acamado, então temos a certeza que foi no momento certo que Deus o levou e aceitamos bem. Mas mesmo entendo e estando esperando, a gente sempre sofre quando recebe a notícia, foi muito triste o dia do velório, no momento da despedida, cortava o coração vendo os pequenos, Kemuel e seus primos chorando muito muito em se despedir do biso.

Meus tios e tias são bênçãos, tenho orgulho de falar deles cuidaram com muito amor do meu vô até o último minuto, moram em diferentes cidades, mas quando chegava o dia de cuidar do vô iam com muito carinho dar atenção a ele, grande exemplo pra nós.

No dia que contamos aos meninos, dissemos que o biso foi morar no céu, Kemuel ficou muito triste e o Samuel dizia: "não chora, Jesus levou ele pra curar ele e depois devolve ele pra nós", Kemuel falava que não, e ele insistia que sim, daí pedimos ao Kemuel que deixasse assim.

No dia do enterro, Samuel ficou meio confuso, ficou brincando com os primos e de tempo em tempo vinha me fazer uma pergunta: "mãe, porque todo mundo fica olhando o biso assim?", "mãe, porque o biso está sem pele?"acredito que perguntou porque ele estava muito branco, "mãe, o biso tá dormindo tanto e não acorda pra falar com a gente", e assim tantas dúvidas, nós não fomos no cemintério no sepultamento, então, mesmo com minhas explicações, ele ainda continuava com a sua "tese" que ele foi pro céu e que Jesus ia devolver ele.

Nas férias, em Gramado Samuel correu e olhou o rosto de um senhor, daí voltou meio desanimado perguntei o que foi: "ele disse achei que era o biso", esse final de semana fomos lá pra cidade do biso, e no caminho ele disse que ía ver o biso e o mano disse pra ele que o biso está no céu, fomos lá, mas não entramos na casa porque o biso não estava lá, acho que agora ele está compreendendo mais.

Bem, agora ficam as lembranças e os registros. O vô e a vó amavam família reunida sempre na casa deles, e eu sempre amei estes momentos também, agora temos que cuidar para continuar esses encontros maravilhosos da nossa grande família, sempre lembrando e agradecendo a Deus pois foi pelos ensinamentos do vô e da vó, que temos uma família tão abençoada, estruturada e servindo ao Senhor, no velório do vô, foram falado palavras lindas acerca da sua vida e da família que ele construiu.

Últimas fotos que temos com ele, em junho deste ano. Nesse dia meu esposo pegou ele no colo e levou para a cozinha, nas demais vezes que fomos lá, ele ficava apenas na cama, então não temos registros.


Nesse dia cantei com ele a música que ele gosta


Aqui alguns registros mais antigos.
Com o Samuel, quando ele tinha 4 meses.



Na festa de 1 aninho do Samuel

Em novembro do ano passado
Família reunida ao redor do biso no último Natal
Meu marido cuidando dele no hospital, em abril desse ano.
Sua festa de 90 anos, em abril deste ano, contei bastante sobre essa festa neste post.
Na festa, com os bisnetos.


Abraços

Para meditação:
E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.
Lucas 13:17
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. As memórias são super importante para eles não? Seu vô certamente ta morando no céu, aguardando a hora que jesus voltar, amo esse hino da harpa que vcs cantaram. Lindo texto, quase chorei.
    Beijos Monalise www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir