terça-feira, 8 de outubro de 2019

Usina Hidrelétrica de Itaipu !!

Olá pessoal,

No último dia de passeio em Foz do Iguaçu, visitamos a Usina Hidrelétrica Binacional Itaipu, ela fica localizada no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. A barragem foi construída pelos dois países entre 1975 e 1982, período em que ambos eram governados por ditaduras militares. O nome Itaipu foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. Quando foi concluída, era a maior barragem do mundo, título que manteve por 21 anos até a construção da Hidrelétrica das Três Gargantas, na China, em 2003.

A Itaipu Binacional, operadora da usina, é a líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,5 bilhões de megawatts-hora (MWh) desde o início de sua operação. Todas essas informações e muitas outras a guia nos dava e explicava tudo durante o passeio, Kemuel adorou aprender tudo isso. A Usina é muito grande e andávamos nela de ônibus, parando nos postos para visualizar alguns pontos melhor.

Existe um reservatório de água enorme, e a guia perguntou se ele levou dias, meses ou anos para ser cheio, dias apenas o Kemuel respondeu, a grande maioria votou em meses e alguns em anos, então ele acertou, levou 14 dias pra encher e ele recebeu um aplauso do pessoal do Ônibus e ficou todo feliz e orgulhoso.

Quando estávamos retornando encerrando o passeio, Samuel pegou o bico e se escorou no colo do mano, que fez carinho nele, achei a cena tão linda, que tirei foto pra registrar.












Esperando o ônibus, e até ele chegar muita folia dos meninos.











Colocando uma moeda de 1 Real, vc podia por 1 minuto visualizar mais de perto a Usina, pensa num gurizinho feliz e que usou várias das suas moedas de 1 real na observação, até tia Nessa deu uma moeda e recebeu vários beijos e abraços de agradecimento hehe.





Samuel querendo fazer sacanagem com o mano, colocando a mão, mas não alcançava.


A luta da mamãe para o pequeno também ver, mas Samuel não achou tanta graça como o mano.








É só uma escada, mas pensa na folia que fizeram hehe




 A passagem por este túnel foi legal, a guia lançou o desafio quem conseguia gritar sem parar pra respirar, os meninos adoraram, hehe
 Muita observação e conhecimento


Guia explicando tudo












Segue o link dos demais passeios dessas férias, para acessar clique nos links:

Abraços

Quézia Silva


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário